Fabrício Lourenço
Assessoria de Imprensa Softex

Brasília, 11 de dezembro de 2020 – Criado para fomentar o empreendedorismo, estimular a Inovação Aberta no Brasil e desenvolver ações coordenadas para o aumento da densidade de startups brasileiras, o Programa Conecta Startup Brasil chega a fase 3 com um saldo positivo: desde que foi instituído, o programa possui mais de 1877 startups e 270 empresas inscritos, além das oportunidades de novos negócios e geração de renda para mais de 6 mil pessoas.  Destaque, também, para a rede conecta que possui 470 mentores e 100 negócios inovadores de base tecnológica criados.

Iniciativa conjunta do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da Softex, em parceria de execução do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conecta vem apliando a densidade das startups, de Norte a Sul, alinhadas aos desafios do setor produtivo brasileiro.

Um relatório apresentado pela Softex revela que o Programa já impactou mais de 21 mil pessoas e mais de 10 mil em eventos presenciais, ocorridos antes da pandemia do novo coronavírus. Outro ponto de merecido destaque refere-se ao número de eventos realizados, entre 2019 e 2020: foram 46, o que corresponde a 85% dos distritos brasileiros.
O resultado final da fase 2 do programa aponta que 26% das startups já estão faturando antes do esperado e 99% dos empreendedores, das startups da fase 2, estão cursando o ensino superior ao doutorado, o que reforça o nível acadêmico e técnico dos pré-acelarados.
A fase 3, que se encontra o início, possui representação das  regiões do país. Na região Sul, 5 ; Sudeste, 5; Norte, 6; Nordeste, 5; e Centro-Oeste, 4. Destaque para 80% das startups finalistas possuem ao menos uma (1) mulher na equipe.

Realizado recentemente, o 100 Open Startups divulgou o ranking e as Startups do Conecta Startup Brasil constam na lista, são elas: Laraia, Pix Force, Leadfinder, Amachains.

Programa Startup Brasil em números

● 1877 startups inscritas
● 270 empresas inscritas
● Seleção e fomento à 100 startups
●50 Empresas selecionadas
●237 desafios em 23 áreas temáticas distintas
●53 conexões geradas
●Oportunidade de novos negócios e geração de renda à +600 pessoas
●Valor total de investimento nos projetos: R$4,750,000.00
●NPS: Zona de Excelência
●85% é a taxa de Intenção de compra das empresas aos
produtos ou serviços das startups
Impacto
●470 mentores cadastrados
●20 expertises/áreas de conhecimento nas mentorias
●117 conteudistas e painelistas voluntários
●100 negócios inovadores de base tecnológica criados
●50 empresas envolvidas
●25 embaixadores de comunidades em todo Brasil
●Presença em todas as regiões do país
●22 Aceleradoras e Investidores em nosso portfólio
●10 parceiros com produtos digitais para startups
Fase 3 – início
●49 startups totais seguem no programa
●23 empresas seguem no programa
●35 conexões seguem no programa
●94% é a de taxa de sucesso nas conexões com as empresas
●72% das startups finalistas aplicam tecnologias tendência de mercado como IA e Big Data
Mais informações sobre os resultados do Conecta podem ser
acessados aqui.