Por Redação Softex//

O Programa Conecta Startup Brasil prorrogou até o dia 31 de julho o prazo de inscrição para a chamada que selecionará 50 empresas interessadas em praticar a inovação aberta com startups em estágio inicial (early stage).

Esta ação gratuita de pré-aceleração é realizada em conjunto pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Softex e o parceiro executor, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

As empresas interessadas deverão cadastrar desafios tecnológicos, validá-los em reuniões on-line ou presenciais, realizar provas de conceito, acompanhamento técnico, mentorias e enviar um relatório de boas práticas e lições aprendidas ao final de cada fase. Não há contrapartida financeira para as empresas participarem e as startups recebem fomento de até R$ 90 mil reais.

 O Conecta Startup em números

Em sua primeira edição (2019 a 2021), o programa capacitou mais de 600 empreendedores, conectando-os a 237 desafios tecnológicos de 50 empresas selecionadas em 23 áreas temáticas, entre as quais Vale, 3M, Bosch, Natura e Johnson&Johnson.

Destaque, também, para as mais de 36 mil pessoas impactadas, 2.907 inscrições de empreendedores e mais de 7 mil pessoas capacitadas.

 Inscrição

Para mais informações sobre a chamada para as empresas acesse: https://conectastartupbrasil.org.br/

 Caso de sucesso: solução de blockchain para rastreamento de materiais reciclados

Em 2019, a RatoRói, especializada em produtos e design circular, decidiu apostar na inovação aberta com startups early stage como estratégia para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades do mercado e se inscreveu na chamada do Conecta Startup Brasil. O objetivo foi estabelecer uma parceria com uma startup para implantar um sistema de rastreabilidade baseado em blockchain para comprovar o fluxo de materiais desviados do lixo utilizado em sua cadeia.

“Além de tornar os processos mais transparentes, essa tecnologia permitiu que a empresa destacasse seu compromisso com uma cadeia produtiva mais inclusiva e responsável, agregando valor aos produtos e fortalecendo a confiança dos clientes. O Programa Conecta Startup Brasil nos deu a oportunidade de compartilhar nossos desafios com mentes criativas, adotar metodologias ágeis, realizar testes prévios de soluções e estabelecer parcerias estratégicas”, avalia Flávia Vanelli, designer sócia da RatoRói.